A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) deflagrou, nesta terça-feira (13), a Operação Lockdown no Conjunto Penal de Juazeiro, no norte do estado.
A ação tem como objetivo principal apreender materiais ilícitos e coibir a comunicação indevida entre detentos e organizações criminosas fora do sistema prisional.
Realizada em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e diversas forças policiais, a operação concentra-se na busca e apreensão de objetos proibidos dentro das celas, como aparelhos celulares, entorpecentes e outros itens não autorizados.
A coordenação dos trabalhos está sob responsabilidade da Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP), com o apoio dos policiais penais do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP). Também participam da operação unidades especializadas da Polícia Militar, incluindo a CIPE Caatinga, CIPT-Norte, o Comando de Policiamento da Região Nordeste (CPR-NE) e o Comando da Região do Extremo Sul (CPR-ES).
Além das ações dentro do presídio, a operação conta com atividades simultâneas na cidade de Juazeiro, com a participação da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e do Departamento de Polícia Técnica.
A Operação Lockdown reforça o compromisso do governo baiano em combater práticas criminosas dentro do sistema penitenciário e garantir maior segurança para a população.