PF prende 18 pessoas em operação contra PMs da Bahia e Pernambuco suspeitos de venda de armas e munições ilegais para facções

Na manhã desta terça-feira (21), uma grande operação foi deflagrada na região de Juazeiro (BA), visando o cumprimento de 20 mandados de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão.

A operação, denominada “Fogo Amigo”, envolve policiais dos estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas, além de colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs), empresários e lojas de armas de fogo, munições e acessórios.

Os investigados na operação são acusados de vender armas e munições ilegalmente para facções criminosas, que utilizam esses armamentos contra a própria polícia. A operação resultou no bloqueio de cerca de R$ 10 milhões dos investigados e na suspensão de três lojas que comercializavam material bélico de forma irregular.

Durante a operação, o Exército Brasileiro fiscalizou lojas de venda de armas, munições e acessórios controlados em Juazeiro e Petrolina (PE). Os envolvidos estão sendo investigados por crimes de organização criminosa, comercialização ilegal de armas e munições, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas somadas podem chegar a 35 anos de reclusão.

A operação “Fogo Amigo” contou com a participação da Polícia Federal (PF), Gaeco Norte do Ministério Público da Bahia (MP/BA), Cipe-Caatinga, BEPI (PM/PE), CORE/Polícia Civil da Bahia, Gaeco/PE, Force/Coger, Corregedorias da Polícia Militar da Bahia e de Pernambuco, e o Exército Brasileiro. A PF informou que continuará a investigação para determinar a real extensão da organização criminosa e identificar outros possíveis envolvidos.

Deixe um comentário