A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou nesta terça-feira (1º) a Operação Enlace, que desarticulou uma organização criminosa especializada em aliciar mulheres brasileiras para casamentos falsos com cidadãos chineses. O objetivo do esquema era garantir a permanência ilegal de estrangeiros no Brasil.
A operação, que contou com a participação de 60 agentes e delegados, cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em Pernambuco (Recife e Caruaru) e em São Paulo. As ordens judiciais foram expedidas pela 16ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, Subseção Judiciária de Caruaru.
De acordo com as investigações, a quadrilha recrutava mulheres brasileiras e as induzia a realizar casamentos simulados com cidadãos chineses em troca de pagamento. Os documentos falsos eram utilizados para solicitar a regularização migratória dos estrangeiros no Brasil.
Os crimes investigados incluem formação de organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso, com penas que podem chegar a mais de 19 anos de reclusão.
A operação foi iniciada em 2021 após denúncias sobre fraudes em pedidos de residência de estrangeiros no Brasil, fundamentados em casamentos falsos. O nome da Operação Enlace faz referência à relação matrimonial simulada pelos investigados.