
Mais de 150 garimpos ilegais foram destruídos no Parque Nacional do Boqueirão da Onça, em Sento Sé, no norte da Bahia. A ação, realizada nesta quarta-feira (19), foi coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal e Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Caatinga.
A operação utilizou imagens de satélite e drones para identificar estruturas montadas pelos garimpeiros. Além de desativar os pontos de exploração, as equipes inutilizaram máquinas e equipamentos usados na atividade ilegal.
A área do parque foi embargada, o que pode resultar em punições mais severas para quem insistir na prática do garimpo.
O ICMBio informou que manterá presença constante na região para evitar novos avanços e iniciar medidas de recuperação ambiental. A exploração no local se intensificou em 2017, após a descoberta de jazidas de ametista em profundidade relativamente rasa, o que atraiu garimpeiros de diferentes partes do país.
De acordo com o órgão, as condições encontradas nos garimpos ilegais são insalubres, com ausência de equipamentos de proteção, falta de vínculos trabalhistas e manipulação irregular de explosivos. A operação busca conter danos ambientais e reduzir riscos à segurança dos trabalhadores envolvidos na extração clandestina.



