A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA), e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) realizarão, nesta quinta (31) e sexta-feira (1º), a Oficina de planejamento da metodologia de revisão do Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB).
Na ocasião, será lançado o Programa de Ação contra a Desertificação, Efeitos da Seca e Revisão dos Planos Estaduais (Proades Univasf). O evento será realizado no Miniauditório 2, do Complexo Multieventos da Univasf, no Campus Juazeiro, a partir das 8h.
Durante a visita da ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, ao Vale do São Francisco, na Missão Climática pela Caatinga de Enfrentamento à Desertificação e à Seca, ocorrida no último mês de junho, foi estabelecida uma parceria entre o MMA, a Sudene e a Univasf.
A parceria tem como objetivo executar a atualização dos PABs estaduais no Nordeste, que terá início durante o evento. A programação da oficina nesta quinta-feira (31) será aberta ao público em geral.
O evento contará com a presença da vice-reitora da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira; e dos representantes do MMA, Graciema Rangel Pinagé; do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), Aldrin Martin Pérez Marin; e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Edneida Cavalcanti, que participarão da abertura.
Também participarão do evento representantes das pastas de meio ambiente dos estados do Nordeste, além de Minas Gerais e do Espírito Santo, cujos planos de combate à desertificação serão revistos ao longo do programa.
Na sexta-feira (1º), as atividades do evento serão exclusivas à participação das equipes que irão atuar no planejamento para a revisão dos Planos de Ação Estaduais de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAEs). “Vamos discutir com os estados e com a equipe para fazer o planejamento das atividades de revisão dos planos estaduais”, informa o professor do Colegiado de Geografia da Univasf Gustavo Hees de Negreiros, coordenador do Proades Univasf. Ele explica que o Proades Univasf atuará na revisão dos planos estaduais com base no Plano de Ação Brasileiro (PAB).