A Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), embargou nesta quarta-feira (7) uma obra irregular que estava sendo executada às margens do Riacho Porteiras, uma Área de Preservação Permanente (APP) localizada na zona urbana da cidade.
Durante a fiscalização, os agentes ambientais identificaram o aterramento ilegal de parte do terreno às margens do riacho, sem qualquer tipo de autorização ambiental. A movimentação de terra no local, além de descumprir a legislação ambiental, compromete diretamente a estabilidade do ecossistema, afetando recursos hídricos e colocando em risco a fauna e flora da região.
Diante da infração, os responsáveis foram autuados com aplicação de multa e tiveram a obra imediatamente paralisada. A AMMA reforça que intervenções em áreas de preservação permanente, como margens de rios e nascentes, são proibidas sem licença específica, sendo caracterizadas como crime ambiental.
A população pode colaborar na proteção ambiental denunciando irregularidades de forma anônima pelo número 156, da Ouvidoria Municipal.