No Dia Nacional do Teste do Pezinho, Sesau reforça importância do diagnóstico de doenças em bebês

6 de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data busca conscientizar a população sobre a importância de realizar esse teste logo nos primeiros dias de vida de um bebê, para diagnóstico de doenças. E a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro destacou a importância do exame.

A triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho, consiste na coleta de sangue do calcanhar do bebê, entre o terceiro e sétimo dia de vida. O teste é ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuito. Em Juazeiro, os pais podem procurar qualquer UBS.

No ano de 2022, foram realizados aproximadamente 3.900 testes na rede municipal. Para fazer o teste é preciso levar: declaração ou certidão de nascimento e cartão do SUS da criança (se já tiver), RG e cartão SUS da mãe ou pai.

“O exame faz um rastreio de doenças graves como o hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, entre outras doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas. Uma vez não tratadas, elas podem trazer problemas graves no desenvolvimento físico e mental das crianças”, explicou a enfermeira da Sesau, Luana Albuquerque.

Deixe um comentário