Começou essa semana, nas escolas da Rede Municipal, as atividades de aprendizagem do Sistema Avaliação de Petrolina (SIAP). O programa foi lançado neste mês com o objetivo de avaliar a alfabetização plena dos estudantes até segundo ano do ensino Fundamental I.
Até o dia 28 deste mês, 70 avaliadoras vão percorrer 78 unidades escolares na sede e no interior. Nesta segunda-feira (19), as avaliadoras aplicaram os testes em 250 alunos da Escola Santa Terezinha, no bairro Dom Avelar. Neste primeiro ciclo, a avaliação será de forma oral, com foco na compreensão de textos, frases e palavras. Em dezembro será realizada a segunda etapa das avaliações, desta vez aliada com a escrita.
De acordo com Cristiano Borges, coordenador do SIAP, com a tabulação dos dados será possível criar parâmetros para nortear as politicas pedagógicas de incentivo à leitura nas 463 turmas de 1º e 2º ano e em toda Rede. “O resultado da avaliação, que é pioneira no Brasil, vai ajudar na criação de estratégias de intervenção para colaborar com o ensino e ajudar os gestores, coordenadores pedagógicos, professores “, frisou.