Neoenergia Pernambuco regularizou mais de 54 mil ligações clandestinas, em 2023

A Neoenergia Pernambuco tem intensificado o combate às ligações clandestinas em todo o Estado. Apenas neste ano, mais de 54 mil clientes que estavam utilizando a energia de forma irregular, na maioria dos casos ligados direto na rede de distribuição, foram regularizados.

Isso significa cerca de 200 regularizações por dia. Esse trabalho só foi possível por causa das denúncias dos clientes e das mais de cem mil inspeções realizadas entre janeiro e setembro de 2023. No total, foram 141 milhões de kWh de energia recuperada no período, o suficiente para atender cerca de 4,5 milhões de pessoas pelo período de 30 dias.

Para alcançar esses resultados, foram realizadas ações como inspeções e regularização de clientes, com o uso de soluções inovadoras, como analytics e sensores inteligentes. Toda a energia consumida e não medida está sendo cobrada pela empresa.

“Nosso trabalho tem como finalidade regularizar os clientes para que eles parem de furtar energia e comecem a consumir de forma regular, com segurança e sem interferir na qualidade da distribuição de energia elétrica. Estamos trabalhando de forma cada vez mais focada para identificarmos e regularizarmos o máximo de unidades consumidoras possível”, afirmou o supervisor operacional da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.

Além das inspeções e regularizações dos novos clientes, a Neoenergia ainda promoveu a substituição de 63 mil medidores de energia elétrica por novos, mais modernos e eficientes. Esses novos medidores foram instalados no lugar dos aparelhos que estavam danificados ou no limite do uso.

Uma outra iniciativa de modernização que contribui no combate aos desvios é a blindagem de redes, em que as concessionárias do grupo promovem a implantação de novos padrões de rede e a substituição de equipamentos, como cabos e medidores.

Dentro deste contexto de modernização, uma das principais mudanças é a troca dos medidores, que deixam de ser instalados na fachada ou dentro dos imóveis e passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC), ficando conectados aos postes das distribuidoras, permitindo a telemedição. Com isso, os equipamentos podem ser acompanhados remotamente para executar serviços e identificar interferências na medição.

Deixe um comentário