Neoenergia Pernambuco identifica rede de academias com consumo irregular, em Paulista

A Neoenergia Pernambuco identificou irregularidades no consumo de energia elétrica em duas unidades de academia, no município de Paulista. Durante inspeções realizadas por equipes da concessionária, constatou-se que o consumo não estava sendo corretamente medido.

Em uma das academias, houve um desvio no fornecimento antes de chegar ao medidor, enquanto na outra, a ligação do equipamento de medição havia sido invertida por terceiros, afetando diretamente a contagem dos quilowatts utilizados.

A ação resultou na recuperação de mais de 140 mil kWh de energia, suficiente para abastecer mais de 1.160 residências por 30 dias. Toda a energia não medida será cobrada do cliente, conforme as determinações da legislação do setor elétrico. O fornecimento de energia para a unidade foi suspenso e só será restabelecido após a negociação do débito. A Neoenergia Pernambuco também adotará as medidas judiciais cabíveis.

A detecção das irregularidades foi motivada por análises da área de inteligência da Neoenergia Pernambuco, que identificaram indícios de irregularidades na medição de energia elétrica das academias. Quando possíveis incoerências são detectadas, uma equipe é enviada para inspeção e verificação da situação.

Fábio Muniz, supervisor operacional da Neoenergia Pernambuco, destacou a importância de ações constantes para identificar consumidores irregulares. Ele enfatizou que o uso de energia sem medição correta prejudica a qualidade do fornecimento local e promove insegurança tanto para quem faz a ligação incorreta quanto para a sociedade em geral.

Muniz também encorajou a população a denunciar ligações clandestinas ou fraudes nos medidores através do número 116, garantindo que a identidade do denunciante será mantida em sigilo. Além de crime, essas práticas colocam em risco a segurança da localidade e comprometem a qualidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.

Deixe um comentário