Neoenergia identificou em média 347 furtos de energia por dia no primeiro trimestre de 2023 na Bahia

Foto: Neoenergia/Divulgação

31.236 ligações irregulares foram identificados pela Neoenergia Bahia apenas nos três primeiros meses de 2023. Os dados foram divulgados pela concessionária nesta semana. Isso signfica que, em média, 347 fraudes foram encontradas por dia.

Mas com as ações exitosas, a Neoenergia recuperou 92 milhões de quilowatt/hora, que seria suficiente para abastecer todo o município de Feira de Santana – o segundo maior do Estado, durante 45 dias.

Os dados deste ano representam uma alta de 11% em comparação ao primeiro trimestre de 2022. “Ao observarmos os números, verificamos que foram realizadas menos ações em campo em 2023 (62 mil) quando comparamos a 2022 (74 mil), porém encontramos mais irregularidades. Isto se deve ao aprimoramento e aquisição de novas tecnologias para que possamos aumentar a assertividade das operações de combate ao furto de energia. Hoje já conseguimos identificar uma possível irregularidade à distância através dos nossos sistemas, por exemplo”, destacou o gerente da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

Furtar energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal.

Deixe um comentário