O mutirão de catarata da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina trouxe de volta o brilho e as cores para mais de 700 pacientes pernambucanos.
A ação, que zerou a demanda pelo procedimento existente na região, atendeu aos municípios da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres): Petrolina, Lagoa Grande, Dormentes, Orocó, Afrânio, Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista.
Até o momento, a unidade já realizou 609 consultas de retorno. Nenhum caso com intercorrência. “É o resultado do trabalho de toda equipe que não mediu esforços para que esse mutirão tivesse a resposta que estamos tendo: pacientes com mais qualidade de vida, com planos e sonhos”, externou o coordenador médico da unidade, José Roberto Rocha.
Residente na comunidade de Queimada Grande, município de Lagoa Grande, Isabel Nunes Barbosa, de 72 anos, disse estar seguindo à risca as orientações do médico. Ela realizou o procedimento nos dois olhos e neste dia 17 de outubro, veio para a revisão do segundo olho. “Graças a Deus agora posso dizer que tenho outra qualidade de vida. Estou seguindo meu repouso como o médico pediu, tendo todo cuidado e voltei para a revisão do segundo olho. Estou muito feliz”, disse a paciente.
O agricultor Carlos Barbosa de Lima, 58 anos, morador de Petrolina, contou que antes da cirurgia estava muito difícil. “Hoje estou bem demais. É um grande presente poder voltar a enxergar. Antes era tudo embaçado, agora está bom demais! Posso voltar para a roça com mais cuidado”, comemorou.
O mutirão de catarata da UPAE Petrolina foi conduzido pelos profissionais de oftalmologia da unidade e integra o Programa Cuida PE, iniciativa do Governo do Estado, e tem por finalidade de reduzir a espera dos pacientes da rede pública de saúde, oportunizando acesso à realização de procedimentos cirúrgicos, consultas e exames especializados.