Manobra: Presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina deve tentar reeleição ainda este ano

Presidente da Câmara Municipal de Petrolina, vereador Aero Cruz

Comentários de bastidores informam oficiosamente que possivelmente ainda este ano, antes do recesso parlamentar, haverá a antecipação da eleição para escolha da Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim para o biênio 2023/2024, com chapa única, encabeçada pelo atual presidente Aero Cruz, candidato à reeleição.

O fato que chama a atenção é que de acordo com o artigo 57 da Constituição é “vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente”. Quer dizer: a constituição proíbe reeleição na mesma legislatura.

Art 57 da Constituição: “Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente”.

Foi com esse entendimento que o STF julgou ano passado uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 6524, movida pelo PTB e que pedia a proibição da reeleição dos dois chefes do Legislativo.

Olha o que disse Luiz Fux, naquela oportunidade, ao votar contra a reeleição na Câmara e Senado: “a regra constitucional é direta e objetiva” ao proibir a reeleição dos presidentes das Casas do Congresso na mesma legislatura. “Nesse ponto, a norma constitucional é plana: não há como se concluir pela possibilidade de recondução em eleições que ocorram no âmbito da mesma legislatura sem que se negue vigência ao texto constitucional”, escreveu o ministro presidente.

Ouça comentário de Waldiney Passos no programa Super Manhã da Rádio Jornal, desta segunda-feira(29).

Deixe um comentário