Mais de 300 educadores de Petrolina participaram de simpósio sobre o Espectro Autista

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, segue investindo na formação continuada dos educadores da Rede Municipal de Ensino. Prova disso, é que por meio do incentivo da atual administração, mais de 300 professores, coordenadores e gestores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, participaram de um simpósio no Centro Cultural Dom Bosco, em Petrolina.

O evento foi promovido pelo Centro Multiprofissional de Potencialização da Aprendizagem (CEMPA), e teve como tema: “O Espectro como você nunca viu!”.

Grandes nomes da medicina nacional, a exemplo dos médicos José Salomão Schwartzman, Maiara Zukauskas, Ana Cristina Girardi, Rosa Magaly, entre outros, participaram do momento.

Na ocasião, os profissionais falaram sobre assuntos importantes e atuais que envolvem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de uma visão multidisciplinar e essencial para a formação acadêmica e individual de cada participante, a exemplo de genética, diagnóstico, intervenções e seletividade alimentar.

O simpósio foi uma grande oportunidade para que o professor pudesse ter contato com renomados profissionais no que se refere aos conhecimentos, pesquisas e práticas na área do Transtorno do Espectro Autista. Eles ofereceram conteúdo de alto nível, que após serem disseminados nas comunidades escolares, irão qualificar, ainda mais, os professores nas práticas de convivência e ensino aos estudantes com essa condição, contribuindo para seu desenvolvimento e dessa forma impactante para sociedade na qual está inserido“, explicou a psicopedagoga do Centro de Educação Inclusiva de Petrolina (CEIP), Zélia Vasconcelos.

Atualmente, a rede municipal conta com cerca de 1.100 crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculadas nas unidades de ensino. Tendo acesso à educação inclusiva de qualidade, os estudantes atípicos são acompanhados por assistentes educacionais, que desenvolvem estratégias para potencializar a aprendizagem e autonomia dos discentes.

Além disso, também há atendimento educacional especializado no contraturno escolar nas salas de recurso multifuncionais, que seguem as determinações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

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