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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, nesta terça-feira (20), que mais de 1,74 milhão de aposentados e pensionistas já solicitaram reembolso de descontos indevidos realizados por entidades associativas. O balanço foi atualizado até as 17h do mesmo dia.
Segundo o órgão, 1.784.528 beneficiários acessaram os canais de atendimento para verificar se foram afetados pelos lançamentos. A maior parte dessas consultas — cerca de 91,6% — foi feita pelo aplicativo Meu INSS. O restante utilizou a central telefônica 135.
Entre os que verificaram os dados, 35.854 segurados confirmaram ter autorizado os descontos. Já os demais alegam não reconhecer os lançamentos realizados em seus benefícios.
O INSS identificou 41 entidades associativas envolvidas nos descontos contestados, todas com vínculo atual ou anterior com o instituto para realizar esse tipo de cobrança.
Ao todo, cerca de 9 milhões de segurados foram notificados sobre possíveis descontos. Por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo Meu INSS, é possível verificar o nome da associação responsável pela cobrança.
As cobranças indevidas são alvo de investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram a atuação de grupos criminosos que teriam associado beneficiários ao sistema sem autorização para realizar os descontos.
O INSS reforça que não entra em contato com os segurados por telefone, e-mail, mensagens de texto, WhatsApp ou outros meios não oficiais para tratar sobre os descontos. Qualquer comunicação será feita exclusivamente pelos canais oficiais do instituto, como o site e as redes sociais com selo de verificação.
Em caso de dúvidas, os beneficiários devem entrar em contato com a central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.