
Carteira de trabalho digital.
Desde a entrada em vigor da nova modalidade de crédito consignado para empregados da iniciativa privada, nesta sexta-feira (21), mais de 10 milhões de trabalhadores já realizaram simulações de empréstimos, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.
Até as 13h45, dados da Dataprev apontavam que 1.122.780 trabalhadores solicitaram propostas de crédito, resultando no fechamento de 1.244 contratos.
A contratação ocorre pelo aplicativo e site da Carteira de Trabalho Digital, que possui 68 milhões de trabalhadores cadastrados.
Como Funciona?
Criado por Medida Provisória no dia 12, o Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho abrange empregados com carteira assinada, incluindo domésticos, trabalhadores rurais e contratados por MEI.
O trabalhador pode autorizar o compartilhamento de seus dados no eSocial para contratar o crédito com desconto em folha de pagamento.
Impacto do Novo Crédito
Com a adesão de mais de 80 bancos e instituições financeiras, a expectativa é que o volume de crédito triplique, saltando de R$ 39,7 bilhões em 2024 para mais de R$ 120 bilhões em 2025, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).