Mais 12 ararinhas-azuis são soltas em Curaçá (BA)

Mais 12 ararinhas-azuis foram introduzidas no seu habitat natural. A nova soltura ocorreu no sábado (10), em Curaçá, região Norte da Bahia. A ação integra um projeto Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da organização não-governamental alemã Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP).

LEIA TAMBÉM

Ararinha-azul voou pela primeira vez depois de mais de 20 anos em seu habitat natural no Brasil

Essa foi a segunda e a maior soltura do Plano Nacional da Ararinha-azul, desde março de 2020, quando 52 aves voltaram ao local de origem vindas da Alemanha depois da Ararinha spix ter sido considerada extinta na natureza. Elas são monitoradas pelas equipes e pela população local, que contribui com o trabalho de proteção.

O ambientalista Victor Flores acompanhou a soltura. “É um local de difícil acesso, essas pessoas foram selecionadas. É importante que essas crianças vão, é uma experiência que marca a história delas”, explicou Victor em entrevista ao programa Super Manhã na Rádio Jornal Petrolina, nesta segunda-feira (12).

“Pra mim está sendo muito valioso participar desse projeto nacional, de poder contribuir”, disse o ambientalista. “A gente saiu bem cedinho, 4h da sede de Curaçá, levamos cerca de 1h30 para chegar ao local [da soltura]. Fomos uma testemunha viva de como é complexo e grande [o projeto e o meio ambiente]“, concluiu.

Deixe um comentário