Lula substitui ministro da Saúde; Alexandre Padilha assumirá a pasta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu substituir a ministra da Saúde, Nísia Trindade , nesta terça-feira (25). A carga será ocupada por Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais e ex-ministro da Saúde entre 2011 e 2014. A posse está marcada para o dia 6 de março.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que Lula comunicou a decisão em uma reunião com Nísia, agradecendo pelo trabalho à frente da pasta desde janeiro de 2023 .

Médico infectologista, Alexandre Padilha nasceu em São Paulo (SP) em 1971 . É formado pela USP, com doutorado em Saúde Pública pela Unicamp. Atualmente, é licenciado do cargo de deputado federal pelo PT de São Paulo para integrar o governo Lula.

Padilha já ocupou outros cargos no Executivo, tendo sido ministro nos governos Lula (2009-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014), além de atuar na Prefeitura de São Paulo entre 2015 e 2016.

Antes da oficialização da troca, Nísia Trindade participou de um evento no Palácio do Planalto para anunciar uma vacina 100% nacional contra a dengue. Em tom de despedida, foi aplaudida pelos servidores do Ministério da Saúde.

Em nota recente, ela destacou avanços na gestão, como a ampliação da cobertura vacinal, a gratuidade de 100% dos medicamentos da Farmácia Popular e a reestruturação do SUS. Antes de comandar a Saúde, Nísia Trindade presidiu a Fiocruz entre 2017 e 2022.

Deixe um comentário