Em pronunciamento nesta quarta-feira (30), véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a revisão da jornada de trabalho no Brasil, sugerindo o fim do modelo “6 por 1”, no qual o trabalhador atua por seis dias e descansa apenas um. Lula afirmou que é hora de debater o equilíbrio entre trabalho e bem-estar, ouvindo todos os setores da sociedade.
A proposta de redução da jornada está em tramitação no Congresso por meio de projetos como a PEC apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP).
No mesmo pronunciamento, Lula destacou o envio ao Congresso do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para rendimentos de até R$ 5 mil mensais. “Quem ganha menos, não paga. E quem ganha muito, paga o valor justo”, reforçou.
O presidente também citou avanços no emprego formal — com 3,8 milhões de novas vagas com carteira assinada — e ganhos reais em 90% das categorias salariais, além de crescimento econômico acima de 3% por dois anos consecutivos.
Lula também ressaltou ações como o fortalecimento do crédito consignado para trabalhadores formais, rurais e domésticos, e investimentos em educação integral.
No fim do discurso, mencionou a descoberta de um esquema de descontos irregulares em aposentadorias do INSS, iniciado em 2019. A fraude foi alvo da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal e CGU, e teria causado prejuízo estimado em até R$ 8 bilhões. O governo nomeou Gilberto Waller Junior como novo presidente do INSS.