Livro que narra a história da comunidade católica de Salgueiro será lançado neste sábado

Será lançado neste sábado (10) em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, o livro ‘Memórias da Paróquia de Santo Antônio (1843 -2010)’, de autoria da educadora, ex-prefeita e deputada federal Cleuza Pereira. A obra mostra a trajetória da comunidade católica do município até a chegada da diocese, uma história com pouco mais de um século e meio.

O lançamento será a partir das 20h na praça da catedral após as celebrações das trezenas alusivas ao padroeiro da cidade que prosseguem até a terça-feira (13). Ao longo de mais de 180 páginas do livro, que tem prefácio assinado pelo primeiro bispo da Diocese local, Dom Magnus Henrique, a autora expõe de forma linear e crescente a história católica do município a partir dos traços biográficos do Padre Antônio Joaquim Soares, natural de Minas Gerais, primeiro Vigário de Salgueiro, conforme registro documental.

Escrito após vários anos de pesquisa, incluindo consultas a documentos oficiais, públicos e particulares, Cleuza Pereira, lança luz sobre uma história de fé que nasceu à sombra de um pé de Salgueiro. Segundo Dom Magnus, a obra é um “registro afetivo de recortes icônicos da história da cidade criada a partir de um milagre de seu povo a partir das lutas, conquistas e fidelidade ao sonho de ser um dia, elevada à condição de Sé Diocesana, o que aconteceu em 2010”.

A autora ressalta que para além das pesquisas os fatos narrados vão até a reconfiguração da divisão da Paróquia de Santo Antônio. “Embora imperfeito, estou satisfeita com este modesto trabalho, pois muita coisa que talvez caísse no esquecimento agora poderá ser revista em rodas de estudo, em conversações saudosas ou questionada, orações e tudo mais que Deus motivar”, afirma Cleuza.

Deixe um comentário