Levantamento aponta médio risco de infestação do mosquito Aedes aegypti em Petrolina

O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, realizado em Petrolina (PE) indica nível de infestação em 1,3% do mosquito. A ação foi realizada entre os dias 2 e 6 de janeiro, pela Secretaria de Saúde.

O percentual representa nível médio de risco para surto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. No primeiro LIRAa foram monitoradas 105 localidades, incluindo residências e comércios. Os bairros com maiores taxas são:

  • Jardim Brasília, Cohab 4, Cohab 5, Alto do Cocar, Jardim Amazonas, Bela Vista 1: com índice de 4,0%;
  • São Gonçalo, Jardim Petrópolis e Vila Maria Chocolate: com índice de 2,7%;
  • Terras do Sul e José e Maria: com índice de 2,6%.

“Neste primeiro LirAa pudemos observar que localidades como Cohab 4, que não aparecia com indicador alto, desta vez entrou e com uma porcentagem que acende um alerta e nos faz intensificar as ações no bairro com orientações aos moradores e aplicação do larvicida”, explicou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Petrolina reforçou as orientações para combater o mosquito. São dicas já conhecidas por todos: tampar tonéis, caixas d’água e lixeiras; manter as calhas sempre limpas; preencher os pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova, ou bucha, os potes de água para animais; e retirar a água acumulada na área de serviço.

Deixe um comentário