
Leitor questiona preferência em rotatórias federais (Foto: Arquivo Pessoal)
As rotatórias de Petrolina são um problema no trânsito da cidade. Isso porque nas municipais há um tipo de preferência e nas implantadas em rodovias federais que cortam a malha viária da cidade, o sentido é outro. O resultado dessa confusão foi registrada por um leitor do Blog Waldiney Passos.
Wagner Diniz enviou algumas fotos via WhatsApp e questionou a sinalização adotada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (DNIT). “Observo que em todo lugar do Brasil, menos em Petrolina ou seja no Vale é errado, pois no CNT tem prioridade que circula nela”, destacou o leitor.
Outro lado
Procurado pela nossa redação, o DNIT informou em nota que as rotatórias das BRs 407 e 428 em Petrolina são sinalizadas e atendem ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo o órgão, uma mudança de preferência “causaria uma inversão de engarrafamento para o outro sentido”.
Por fim, o DNIT esclareceu que somente com a construção de viadutos os congestionamentos serão amenizados. Leia a seguir a resposta do Departamento ao questionamento do nosso leitor:
“De acordo com o setor competente, esclarecemos que as rotatórias situadas na BR-407 e BR-428, em Petrolina, encontram-se devidamente sinalizadas e atendem ao disposto no art. 89 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB (Lei nº 9503/1997).
A possibilidade de inverter a prioridade nessas rotatórias causaria uma inversão de engarrafamento para o outro sentido, em maior dimensão, tendo em vista o volume médio diário de veículos nessas rodovias federais ser maior do que o dos motoristas que a utilizam para fazer as conversões. A solução para esse problema seria a construção de viadutos, que está em fase de estudos de viabilidade técnica e financeira.”