Justiça determina interdição do Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora de Fátima em Juazeiro

A Justiça, atendendo ao pedido do Ministério Público da Bahia (MPBA), determinou na quarta-feira (15) a interdição completa do Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora de Fátima em Juazeiro, e a transferência imediata dos pacientes para outra unidade hospitalar, pública ou privada, sob responsabilidade da administração municipal.

A decisão foi motivada por denúncias de irregularidades graves na unidade, incluindo condições estruturais inadequadas, equipe técnica insuficiente, falta de alimentação e medicamentos, sucateamento e maus-tratos.

A promotora de Justiça Rita de Cássia Caxias, responsável pela ação, destacou que um inquérito civil iniciado em 2019 investigou as denúncias e constatou diversas irregularidades.

Entre elas estão a falta de alimentação adequada aos pacientes, danos estruturais nos prédios, falta de higiene nos refeitórios e incapacidade de fornecer vestimentas e medicamentos necessários. Mesmo com decisões liminares exigindo soluções urgentes, os problemas persistiram.

O juiz José Goes Silva Filho também determinou que a direção do hospital notifique todos os municípios com pacientes internados na unidade, solicitando que realizem a transferência de seus pacientes para outras instituições hospitalares.

Deixe um comentário