Juazeiro realiza encontro formativo para auxiliares de sala da Educação Infantil

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta sexta-feira (04), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, uma formação destinada para os auxiliares de sala da Educação Infantil, reunindo cerca de aproximadamente 200 profissionais do setor, abordando o tema: “Benefício da relação criança e natureza”.

Coordenada pela Superintendência Pedagógica, junto a Diretoria de Educação Infantil da Seduc, a formação promoveu um diálogo sobre as ações desenvolvidas na rede municipal de ensino acerca das medidas de cuidado e preservação do meio ambiente.

“Hoje encerramos a semana de formações com os profissionais da Educação Infantil, através dessa última atividade proposta para este ciclo formativo. Nesse momento de culminância, dialogamos com as auxiliares de sala, acerca dos benefícios do contato das crianças com a natureza para o seu desenvolvimento integral. Essa formação vem para potencializar as ações do ‘Projeto Pachamama: eu cuido, você cuida e juntos construímos um mundo melhor’, desenvolvido na Educação Infantil”, explicou Eliete Evangelista, da Diretoria de Educação Infantil da Seduc.

Presente na ocasião, a auxiliar de sala da Educação Infantil, Bruna, comentou sobre a iniciativa. “As crianças chegam na escola com sua identidade ainda em construção, então através do exemplo dos adultos e dos colegas elas vão aprendendo e imitando, por isso é importante trabalhar essa temática do cuidado e do respeito com a natureza”, pontuou a auxiliar.

O Projeto Pachamama
O projeto Pachamama foi idealizado para despertar na comunidade escolar, sobretudo, nos alunos, a formação de uma consciência para o cuidado e o respeito com o Planeta Terra e todas as formas de vida existentes nele, considerando que o convívio com o meio ambiente é um forte aliado para uma infância saudável, livre, leve, feliz e cheia de conhecimentos. Assim, são desenvolvidas atividades de contato com a natureza, estimulando comportamentos de preservação, e o incentivo da aprendizagem por meio da responsabilidade com o ecossistema.

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