Juazeiro inicia ciclo de formação para agentes de segurança escolar

Com o objetivo de orientar e reforçar as medidas de segurança nas escolas, Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), junto ao Núcleo de Segurança Escolar, em parceria com a Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC), está realizando um ciclo de formação para os agentes de segurança escolar da rede municipal de ensino.

A programação iniciou nesta quinta-feira (03), no auditório da Seduc, e segue com turmas em capacitação até o dia 28 deste mês.

“Após mais de 20 anos sem receber qualquer iniciativa de requalificação, a categoria agora ganha essa conquista super importante, com acesso a formação de qualidade, em parceria com outras instituições de segurança pública, visando a capacitação dos profissionais para ofertar um serviço cada vez mais eficaz, além de fortalecer a classe através do apoio e valorização oferecidos pela gestão municipal”, destacou o coordenador do Núcleo de Segurança Escolar.

Com orientações de prevenção e apresentação de estratégias de controle e combate da violência escolar, a major Ivana Almeida, do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), Nadjane Gonçalves, capitã da Polícia Militar (PM-BA), e o especialista em inteligência policial e investigador da Polícia Civil, Edvaldo Santos, ministraram palestras abordando estratégias de contingência em situações adversas que possam ocorrer no ambiente escolar, além de abordarem noções legislativas sobre a temática.

“Esse é um dia histórico para Juazeiro, pois os agentes de segurança escolar estão sendo beneficiados com uma capacitação de alta qualidade, graças ao incentivo da gestão municipal junto à Secretaria de Educação, que têm investido na valorização e qualificação desses profissionais, agregando ainda mais segurança e confiança no ambiente escolar. 100% da categoria será contemplada com as formações, que incluem a oferta de um material de excelência”, compartilhou a major Ivana Almeida.

A categoria conta com cerca de 600 profissionais, entre concursados e contratados, e nesta primeira etapa de formação, aproximadamente 60 agentes de segurança escolar, fizeram parte do momento formativo. Lueny Roberta Bispo dos Santos, agente de segurança escolar, esteve presente na programação e compartilhou o sentimento de satisfação em poder contar com a iniciativa.

“Durante todo o tempo que trabalho nessa profissão essa é segunda vez que participo de uma formação, e todas duas promovidas pela gestão da prefeita Suzana Ramos, e eu agradeço demais pelo trabalho dela, que desenvolve iniciativas para nós. Está sendo muito importante esse evento, pois está aprimorando nossos conhecimentos, preparando a categoria e somando mais benefícios para os profissionais e para a comunidade escolar”, disse Lueny Roberta Bispo dos Santos, agente de segurança escolar.

Deixe um comentário