O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem José Ferreira da Silva, o Frei Chico — irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — como vice-presidente, foi um dos alvos da operação deflagrada nesta quarta-feira (23) pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas.
A ação incluiu mandados de busca e apreensão contra o sindicato, que foi descredenciado por determinação judicial. A investigação aponta prejuízos de cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Em nota oficial, o Sindnapi afirmou que a proteção dos direitos dos aposentados é prioridade, e que denúncias de irregularidades devem ser apuradas com rigor. A entidade também declarou apoio a uma investigação “séria e transparente” para identificar e corrigir possíveis falhas.
Apesar de integrar a diretoria do sindicato, Frei Chico não é investigado na operação, conforme apurado pela CNN Brasil.