O inverno começa oficialmente na tarde desta quinta-feira (20), a partir das 17h51. A estação, marcada pelas temperaturas mais amenas, dias mais curtos e noites mais longas, promete jogar para baixo a marca dos termômetros nos municípios do Sertão de Pernambuco.
“Nas nossas perspectivas, pelas análises que a gente faz, podemos chegar a temperaturas agora, no final de junho, e principalmente no mês de julho, aproximadamente, e pode ser um pouco menos, de até 15 graus, o que para gente já é muito frio“, afirma o meteorologista Mario Miranda.
De acordo com especialista, as temperaturas mais baixas devem ser atingidas durante as madrugadas. “Essas estimativas de temperaturas mais baixas são sempre durante as madrugadas porque a terra perde calor durante a noite”. Para explicar o fenômeno, Mário Miranda usa como analogia o teto das casas.
“Uma casa de telha, o ar quente sobre e sai pelos buracos, mas numa casa forrada, o ar quente não tem por onde sair, então, uma noite com menos nuvens faz com que o ar quente da terra suba mais fácil para a atmosfera”.
Petrolina terá um inverno mais frio em 2024 se comparado aos últimos anos, principalmente o de 2023, quando a estação foi marcada em todo o Brasil pelo fenômeno El Niño. Esse fenômeno climático é caracterizado pelo aquecimento fora do comum das águas da superfície do Oceano Pacífico, que banha o lado leste da América do Sul, na linha do Equador.
“Este ano, o inverno será mais rigoroso por alguns motivos, um deles é que teremos uma umidade maior no ar e isso gera mais sensação de frio. Essa umidade, aliada há dias com mais vento, por exemplo, esfria ainda mais o nosso corpo”, concluiu Miranda.
Fonte G1 Petrolina