As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) começam nesta quarta-feira (3), a partir das 10h, e seguem até as 23h59 do dia 20 de julho, considerando o horário oficial de Brasília.
Organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o CPNU 2025 oferece vagas para diversos cargos públicos federais e é considerado o “Enem dos concursos”, por concentrar seletivas em um único certame.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar exclusivamente o site da FGV. Durante o processo, será necessário:
Escolher apenas um dos nove blocos temáticos disponíveis;
Selecionar os cargos e especialidades oferecidos dentro do bloco escolhido;
Indicar a ordem de preferência entre os cargos selecionados;
Escolher a cidade onde deseja realizar as provas;
Preencher um questionário socioeconômico (sem impacto na classificação ou eliminação).
Além da inscrição online, o pagamento da taxa também pode ser feito presencialmente, em agências bancárias, casas lotéricas ou unidades dos Correios.
O candidato deve estar atento ao horário de funcionamento dos estabelecimentos, além das regras de aplicativos e internet banking. Caso haja feriado ou fechamento de agências, o pagamento deverá ser antecipado ou feito por outra via dentro do prazo estabelecido. A inscrição só será validada após a confirmação do pagamento até a data de vencimento do boleto.
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa junto com as inscrições, nesta quarta-feira (3), e vai até 8 de julho. Os critérios para isenção estão descritos no edital único do CPNU 2025.
Mais detalhes, como cronograma completo, regras e cargos disponíveis, estão disponíveis no site da FGV.