Infectologista lista doenças mais comuns no carnaval

(Foto: Ascom/PMP)

O carnaval voltou após dois anos sem festa por conta da pandemia da Covid-19. Esse é um período de muitas doenças, consequência da aglomeração de pessoas, exposição solar, falta de higiene entre outros fatores. A médica infectologista e docente do IDOMED, Ellen Dellaspora listou as mais comuns. Confira:

Conjuntivite

É a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Pode ser causada por reações alérgicas a poluentes e substâncias irritantes ou por vírus e bactérias.  Ela é contagiosa e pode ser transmitida através do contato com objetos contaminados.

Gripe e outras viroses

Ocorre quando há baixa na imunidade da pessoa. Para evitar esse tipo de problema, é importante manter-se hidratado e bem alimentado.

Mononucleose infecciosa

Conhecida como a doença do beijo, é causada por um vírus da família herpes vírus, chamado de Epstein Baar Vírus. É uma doença transmitida por gotículas e por secreções sexuais com maior incidência na população jovem e adulta.

“Os sintomas duram, em média, duas semanas, mas a fadiga pode perdurar por meses. Na fase aguda da doença, pode-se utilizar medicamentos sintomáticos com anti-inflamatórios não esteroidais e analgésicos comuns na vigência de dor e/ou febre”, explica a médica.

Deixe um comentário