Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Ministério da Educação divulgou neste domingo (3) que o índice de ausência no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) caiu para 26,6% em 2024, em comparação aos 28,1% registrados no ano anterior.

As provas aplicadas incluíram questões de linguagens, ciências humanas e uma publicação dissertiva-argumentativa. O ministro da Educação, Camilo Santana, também destacou que, neste ano, 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas se inscreveram para participar do Enem, marcando uma alta significativa em relação aos 58% de 2023.

Em 14 estados , essa adesão alcançou 100%, com o Maranhão registrando o menor índice da Região Nordeste, com 83%. Santana destacou o crescimento de inscritos como resultado de esforços do ministério para incentivar a participação dos alunos no exame, revertendo uma tendência de queda nos últimos anos.

As provas do Enem foram realizadas em 1.753 cidades, distribuídas em 10.776 locais de aplicação e aproximadamente 150 mil salas. A alocação dos candidatos também buscou facilitar o acesso, com 90% dos inscritos sendo nomeados para locais de prova situados a até 10 quilômetros de suas residências.

Segundo o ministro, todas as ações relacionadas aos cronogramas de entrega das provas foram realizadas conforme os protocolos estabelecidos, com melhorias nos procedimentos de segurança.

O exame deste ano registrou a eliminação de quase 5 mil candidatos, por infrações como portar aparelhos eletrônicos, deixar o local antes do horário permitido ou não seguir as orientações dos fiscais. Além disso, foram relatadas 689 ocorrências de problemas logísticos, incluindo emergências médicas, quedas temporárias de energia e falta de água em alguns locais.

Candidatos que foram prejudicados por questões logísticas poderão solicitar a reaplicação das provas na página oficial do Enem, entre os dias 11 e 15 de novembro.

Deixe um comentário