Um grande desvio de energia foi descoberto em um hotel, em Caruaru, no Agreste pernambucano. Segundo a Neoenergia Pernambuco, o volume de energia recuperada chegou a mais de 248 mil kWh. Isso é suficiente para abastecer 2.260 casas por 30 dias. O hotel, de acordo com a empresa, fica na Avenida dos Estados, às margens da BR-104.
Equipes técnicas da concessionária estiveram no local e constataram que o consumo do estabelecimento não estava passando pelo medidor, configurando assim uma ligação direta na rede de distribuição. A ação da Neoenergia Pernambuco foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios de fraude no estabelecimento. Toda energia não medida será cobrada do cliente, conforme determinações da legislação do setor elétrico.
“Estamos intensificando cada dia mais as ações de combate ao furto de energia em todo o Estado. Esta é uma prática que prejudica toda a população, pois impacta na qualidade do fornecimento de energia e gera riscos de acidentes para quem faz e para quem está hospedado. Além disso, cria uma condição econômica mais favorável do estabelecimento em relação à concorrência, pois ele deixa de pagar uma conta fixa e pode ter mais flexibilidade em negociações”, afirma o supervisor da Neoenergia Pernambuco, Fábio Muniz.
Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco por meio do 116 e fazer a denúncia. A identidade será mantida em sigilo. Além de crime, essas ações de furto colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.
Empresa
A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 4 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).
Diário de Pernambuco