Herbário de Referência do Sertão Nordestino (HRSN) da Univasf foi incluído ao Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (HVFF)

O Herbário de Referência do Sertão Nordestino (HRSN) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi recentemente integrado ao Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT) – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos.

Essa inclusão, ocorrida no final do ano passado, visa ampliar a divulgação das informações da coleção botânica e facilitar o acesso do público, da comunidade científica e do poder público.

Localizado no Centro de Estudos em Biologia Vegetal (Cebive) da Univasf, em Petrolina (PE), o HRSN possui uma coleção botânica estabelecida em 2014, ultrapassando 20 mil exsicatas, predominantemente da Caatinga.

Desses, mais de 19 mil estão informatizados e disponíveis na plataforma Specieslink, destacando o HRSN como uma das coleções botânicas que mais crescem anualmente em Pernambuco.

A coleção abriga 1.605 espécies, incluindo 172 endêmicas da Caatinga e 13 espécies ameaçadas de extinção. Além disso, conta com coleções acessórias, como Carpoteca, Coleção Viva, Xiloteca, e uma coleção de macrofungos iniciada em 2022.

Com capacidade para 300 mil exsicatas, o HRSN armazena as coletas do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Univasf, realizadas desde 2014 nas áreas de influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf).

O HRSN faz parte do INCT-HVFF, colaborando para o acesso público de dados sobre a biodiversidade brasileira. O curador do HRSN e coordenador do Nema, professor Daniel Pifano, destaca a satisfação de contribuir para a conservação da Caatinga e a importância de continuar gerando dados para ampliar o conhecimento sobre sua flora e fungos.

Deixe um comentário