A invasão russa à Ucrânia já mexe com a economia global e segundo um levantamento da Faculdade de Petrolina (FACAPE), o Vale do São Francisco também sentirá os efeitos da guerra no leste europeu. Um trabalho coordenado pelo Colegiado de Economia, pela professora Socorro Macedo observa que os reflexos vão desde a agricultura até o orçamento doméstico.
Isso porque a região onde Rússia e Ucrânia estão localizados é uma grande produtora de milho, trigo e petróleo. Com a guerra, a exportação de produtos sertanejos é afetada. “Se um país que é o quarto maior exportador e o maior produtor, não está produzindo ou vai reduzir, a quantidade produzida será comprometida. Significa que o Brasil que é um grande produtor de grãos e um grande produtor de commodities, nessa situação, vai ter seus produtos mais caros, comprometendo o preço da carne; do leite; da margarina e assim vai a cadeia como um todo“, avalia a professora.
Para Macedo, o atual cenário é de incertezas – principalmente por conta dos reflexos também da pandemia da Covid-19 – e que os efeitos também serão sentidos no bolso do consumidor, afinal o orçamento doméstico também será afetado.