Em reunião na tarde desta sexta-feira (5), através de videoconferência, com autoridades municipais e estaduais de saúde e com membros da União dos Municípios da Bahia (UPB), o Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende shows e aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia até 14 de fevereiro.
O decreto, que passa a valer a partir deste sábado (6), proíbe ainda a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.
Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.
Segundo o governador Rui Costa, a Bahia ainda está em crescimento de novos casos da Covid-19, que iniciou em novembro do ano passado e o retorno das aulas presenciais deve-se levar em conta as taxas de ocupação de leitos e de mortes causadas pela doença.
O governador acrescentou ainda que, a Secretaria de Educação do Estado, em conjunto com a UPB e as secretarias municipais de educação, irá criar um protocolo único de educação e saúde para o retorno às aulas. Rui disse também que vai tentar incluir nas próximas etapas de vacinação contra a Covid-19, professores com idade acima de 55 anos, que façam parte do grupo de risco, para serem vacinados.