
(Foto: Internet)
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, informou a situação de emergência nos municípios baianos de Remanso e Tremedal, ambos afetados pela estiagem.
A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 4.289, publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com o reconhecimento, as prefeituras das cidades estão autorizadas a solicitar recursos do Governo Federal para a execução de ações emergenciais.
Entre as iniciativas previstas estão a aquisição de cestas básicas, abastecimento de água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, além da distribuição de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitórios.
Até o momento, o estado da Bahia registra 76 reconhecimentos de situação de emergência em vigor. Desse total, 75 são decorrentes de estiagem e apenas um por conta de chuvas intensas.
A portaria reforçaria a atuação da Defesa Civil Nacional no apoio a estados e municípios em situações de calamidade, buscando minimizar os impactos e atender às necessidades imediatas das populações afetadas.