Gestores discutem atendimento na Rede PEBA

Gestores de saúde da Bahia e Pernambuco, integrantes da chamada Rede PEBA, se reuniram na quarta-feira (8) para discutir a assistência prestada na região focada em Juazeiro e Petrolina. Conforme o Blog informou ontem, o titular da Sesau de Juazeiro quer a transferência da Maternidade para o Estado, já que quase 50% da demanda é regional.

A situação de Petrolina não é diferente da irmã baiana. O município pernambucano é referência em assistência à saúde e acaba recebendo pacientes da rede PEBA. E para desafogar o atendimento materno-infantil, inaugurou o Centro de Parto Normal em 2020. O equipamento que já realizou mais de mil partos até a presente data.

“O nosso Centro é destinado à assistência das mulheres de Petrolina que não necessitam de intervenção cirúrgica, estamos com mais de mil partos já realizados na unidade. Entendemos que isso precisa ser discutido junto a rede, e tivemos um momento muito importante e de grande troca de conhecimentos sobre o fluxo e funcionamento da rede PEBA”, destacou o novo secretário João Luiz.

Participaram do encontro o Secretário de Saúde de Petrolina, João Luís, a Secretária de Saúde do Estado de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, representante da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia e Secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, a superintendente do Hospital Dom Malan, Carol Lemos, a diretora do Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP) e atual administradora do Hospital Dom Malan, Irmã Fátima Alencar, além de técnicos das secretarias de Petrolina e Juazeiro-BA.

Deixe um comentário