Gestão Suzana Ramos garante acesso de mais de 1.600 famílias aos alimentos do PAA

Mais de 1.600 famílias que são cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Juazeiro estão recebendo os alimentos que chegam pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), um programa do governo federal em parceria com os governos estadual e municipal. As famílias recebem uma vez por semana os alimentos entregues pela prefeitura aos cinco equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

O secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Fernando Costa, ressalta a importância do programa para atender as famílias que mais precisam. “Estou feliz em saber que as famílias têm este auxílio na alimentação através do PAA. São mercadorias de qualidade que vão para a mesa de quem mais precisa”, declarou o secretário.

Os CRAS estão situados no João Paulo II, Malhada da Areia, Itaberaba, Tabuleiro e Quidé e atendem os bairros do entorno do seu território. Dona Edneuza Alves dos Santos mora no bairro Malhada da Areia e recebe as frutas e verduras do PAA há algum tempo. “Sou cadastrada no CRAS da Malhada da Areia. Esse alimento é uma ajuda e como meus filhos adoram muito frutas é uma ajuda grande”, disse a mãe de cinco filhos.

Dona Iara Souza também recebe as frutas e verduras no CRAS da Malhada da Areia. Para ela, receber os alimentos é importante, pois ajuda a manter a alimentação de toda a família. “Eu acho muito importante e muito bom. Esse programa ajuda muitas pessoas com frutas, verduras e polpas”, disse a mulher atendida pelo CRAS.

Os CRAS recebem os alimentos uma vez por semana da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap). Cada unidade social realiza a entrega junto ao seu território. “A gente monta o kit com os alimentos e realiza a entrega às pessoas que estão cadastradas. Quem não tem cadastro também pode aguardar na fila que, tendo o alimento ainda, a gente faz a entrega às famílias”, destacou a coordenadora do CRAS Malhada da Areia, Valquíria Fonseca.

O diretor da Proteção Social Básica da Sedes, Jadilson Oliveira, ressalta que as famílias que não possuem cadastro no CRAS devem buscar uma unidade. “As pessoas em situação de vulnerabilidade social que ainda não estão cadastradas devem buscar o CRAS mais próximo da sua residência para serem assistidas pela unidade”, destacou Jadilson Oliveira.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos é realizado de maio a setembro. Nele, agricultores familiares inscritos no programa entregam toda semana parte de sua produção que, normalmente, é composta de alimentos como cebola, cenoura, melão, melancia, milho, alface, abóbora e polpa de frutas, que são entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sedes

Fotos: Ícaro Alexandre PMJ

Deixe um comentário