Força integrada de polícias em PE desarticula organizações criminosas e captura líder de facção

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco (FICCO/PE) concluiu, nesta quarta-feira (4), a etapa inicial da Operação ‘Paz’, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública visando à redução dos índices de violência urbana.

A FICCO executou mandados de prisão relacionados a homicídios, resultando em 48 detenções desde o início de setembro. Entre os detidos, estão indivíduos procurados por outros estados, que se escondiam em Pernambuco.

As investigações da FICCO/PE concentraram-se principalmente em organizações criminosas envolvidas em crimes ligados ao tráfico de drogas e roubos. Um dos destaques entre os presos é um líder de facção atuante nos bairros do Pina e Brasília Teimosa, com dois mandados de prisão por homicídio e sendo investigado em outros cinco inquéritos por mortes violentas de rivais.

Outra prisão relevante foi a de um membro de um grupo criminoso operando no litoral sul de Pernambuco, alvo de várias ações policiais devido aos métodos violentos dos seus integrantes, responsáveis por distúrbios nas praias do sul do Estado. Também foi detido um criminoso procurado por envolvimento em roubos e clonagem de veículos utilizados em diversos crimes, especialmente roubos e tráfico de drogas.

Dos 48 mandados cumpridos, 36 são de prisão preventiva, possibilitando que a justiça prossiga com processos que estavam paralisados devido à dificuldade em localizar os acusados. Processos que ficaram sem avanço por anos, causando indignação na população e nos familiares das vítimas pela falta de ação do Estado, agora têm a perspectiva de os criminosos responderem por seus atos ilícitos.

Deixe um comentário