
(Foto: Divulgação)
Responsável pelo colapso na saúde de Manaus entre dezembro e o início de 2021, a variante do coronavírus chamada “P1” pode ser a cepa dominante do vírus em circulação em Pernambuco atualmente. Sequenciamento feito pelo Instituto Aggeu Magalhães do Fiocruz (IAM/Fiocruz) encontrou a P1 em cinco pessoas de Pernambuco, incluindo um morador de Petrolina, cidade que tem uma estreita ligação com Salgueiro.
De acordo com o G1PE, esse estudo do IAM atestou a variante em quatro mulheres e um homem, com idades entre 21 e 70 anos. Três das mulheres moram em Recife, uma reside em Jaboatão dos Guararapes e o homem mora em Petrolina. Tudo indica que essa variante também já está em circulação em Salgueiro e outros municípios da região.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco afirmou, em nota, que a presença da P1 já era esperada no Estado. O secretário André Longo reforça a necessidade de a população usar máscara corretamente e adotar outras medidas de prevenção, como a higienização das mãos e o distanciamento social.