Falta de água já é crítica em comunidades do interior de Casa Nova

Casa Nova, município no norte da Bahia, o nono em extensão territorial, com 9.600 quilômetros quadrados, inteiramente semiárido, com exceção das margens do lago de Sobradinho, apesar das chuvas que caíram de forma esparsa, possui comunidades e localidade que sofrem com a falta de água para abastecimento humano e animal.

É o caso crítico das comunidades de Campo Alegre e Jardim, localizadas a mais de 50 quilômetros da sede, que já estão com as barragens que fornecem a água para humanos e animais, completamente secas.

“Não tinha visto uma coisa assim desde uns dez anos” – afirma pesaroso Seu Quincas de Joel, morador da comunidade há pelo menos 50 anos – “Choveu, a barragem aqui do Jardim quase sangrou, mas secou rápido demais e isso porque o prefeito mandou limpar e ajeitar; mas a água foi embora”

Percorremos a distância de mais de 110 quilômetros entre uma comunidade e outra. A situação é a mesma: Seca, animais sedentos e água vindo de carro pipa suficientes apenas para abastecer as casas dos moradores.

Deixe um comentário