Faculdade de Medicina de Juazeiro intensifica realização de cirurgias ginecológicas

No mês da mulher, a faculdade Estácio Idomed Juazeiro (BA), em parceria com o Hospital São Lucas e a Secretaria de Saúde traz mais uma boa notícia para a população.

A partir desde mês estão sendo oferecidos dois turnos fixos de cirurgias ginecológicas com equipes próprias de médicos preceptores da faculdade que estão trabalhando para atender às necessidades das mulheres do município e de cidades vizinhas.

Nestes turnos serão realizadas cirurgias como laqueaduras tubárias, histerectomias, ooforectomias, correções de prolapsos genitais e outras demandas assistenciais do público feminino.

Para o médico ginecologista e coordenador do curso de Medicina da Estácio Idomed de Juazeiro, Alvaro Pacheco, o objetivo é ampliar a capacidade de atendimento e cirurgias ginecológicas no município. “Nossa ideia é construir mais cenários assistenciais, que aumentem a quantidade de serviços para atender à população e que também sirvam como cenários de ensino para os nossos alunos.”

As marcações são feitas pela prefeitura, através de encaminhamento das unidades básicas de saúde. As cirurgias fazem parte das ações de fortalecimento da rede local de saúde, que são parte da visão da instituição de ensino.  Com essa ampliação,  a faculdade reforça seu papel social juntamente com outras ações que já são oferecidas no sistema de saúde local, como os ambulatórios de Uroginecologia, Cirurgia Vaginal, Ginecologia Endocrinológica, Ambulatório da População Trans, Pré-natal de Alto Risco e Ginecologia Geral.

Saiba mais

A ligadura tubária ou de trompas, também chamada laqueadura, é um procedimento voluntário de esterilização definitiva da mulher. Trata-se de uma cirurgia simples que promove a obstrução das tubas uterinas, impedindo o processo de fecundação.

Histerectomia é uma operação cirúrgica que consiste na remoção do útero. É quando se retira o corpo e o colo do útero. Por vezes, esta cirurgia é acompanhada da remoção simultânea dos ovários e trompas.

Cirurgia de ooforectomia é a remoção de um ou dos dois ovários. É um procedimento utilizado para tratar o câncer de ovário ou para evitar o seu surgimento.

Correção de prolapso genital ou mais conhecido como “levantamento de bexiga” é um procedimento corretivo que visa a restaurar a anatomia vaginal nos casos em que os órgãos pélvicos perdem a sua sustentação, saindo de sua posição normal.

Deixe um comentário