Exposição fotográfica que retrata a cultura afroindígena é relançada na Univasf em Petrolina

A mostra fotográfica ‘Povoadas’, vai ser relançada nesta terça-feira (19), a partir das 17h30 no Hall da Reitoria da sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, Sertão de Pernambuco.

A exposição, de autoria da jornalista Karen Lima, ficará em cartaz até o dia 30 de abril, aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A exposição reúne imagens de Oraci Terra, Jéssica Tumbalalá, Luádia Mabel e Mãe Vaníria de Oyá durante a realização de rituais sagrados para cada uma, que representam uma conexão com a natureza e a sua ancestralidade. Os registros foram realizados com o intuito de dar visibilidade às culturas que formam o país, na busca pelo respeito às pluralidades e pelo diálogo coletivo.

As fotografias registradas pelas lentes da jornalista fazem parte do seu fotolivro autoral, também intitulado “Povoadas”, que foi publicado em 2022 com o apoio da Lei Aldir Blanc.

A mostra será relançada após problemas gráficos com a impressão das imagens expostas anteriormente. “Povoadas” foi realizada através do Edital Nº 2/2023 de Ocupação dos Espaços Expositivos da Univasf, uma ação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC). A exposição conta com apresentação da diretora de Arte, Cultura e Ações Comunitárias, Flora Romanelli Assumpçã; participação do servidor Thiê Gomes dos Santos, na área administrativa e de revisão; e produção cultural e gráfica da estagiária Ana Luiza Miranda.

A jornalista Karen Lima é graduada pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Ela já fez registros fotográficos de festivais de arte e cultura na região e fotografou para jornais nacionais. A jornalista e fotógrafa também trabalhou na produção de documentários e publicou o livro-reportagem “Fortaleza de Partilhas: relatos de Alcoólicos Anônimos”, pela Editora Letramento.

Fonte G1 Petrolina

Deixe um comentário