Exército se manifesta sobre suspensão da Operação Carro-Pipa no Sertão


No começo da semana o Blog mostrou, com exclusividade, que a Operação Carro-Pipa estava suspensa nos municípios sertanejos por conta da falta de recursos do Governo Federal. E após o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) se manifestar, o Exército Brasileiro também enviou nota ao Blog.

LEIA TAMBÉM

Defesa Civil Nacional alerta para suspensão temporária da Operação Carro-Pipa

“Os recursos disponibilizados pelo MDR até o momento permitiram a execução da Operação na sua plenitude até o dia 16 de novembro. Desde então, foi suspensa a distribuição de água nos 23 municípios atendidos pelo 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede em Petrolina (PE). O Exército Brasileiro aguarda nova descentralização de recursos para que seja retomada a Operação”, diz o Exército em nota.

Diante da suspensão da operação, a Defesa Civil Nacional emitiu um aviso, alertando para os moradores do sequeiro armanezeram água. Ainda não há previsão de quando as atividades serão retomadas.

Confira a seguir a íntegra da nota do Exército Brasileiro:

“Atendendo à sua solicitação formulada por meio de mensagem eletrônica, de 17 de novembro, o Centro de Comunicação Social do Exército esclarece que o Programa Emergencial de Distribuição de Água (Operação Carro-Pipa) foi implementado há mais de 20 anos, por intermédio de uma cooperação técnica e financeira mútua entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Defesa.

O seu objetivo principal é promover o abastecimento de água potável para o consumo humano na região do Nordeste e no Norte de Minas Gerais. Nesse contexto, o Exército Brasileiro é responsável apenas pelas ações que envolvem a execução da Operação, a partir do repasse de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional ao Ministério da Defesa.

Os recursos disponibilizados pelo MDR até o momento permitiram a execução da Operação na sua plenitude até o dia 16 de novembro. Desde então, foi suspensa a distribuição de água nos 23 municípios atendidos pelo 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede em Petrolina (PE). O Exército Brasileiro aguarda nova descentralização de recursos para que seja retomada a Operação.

Atenciosamente,

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO
EXÉRCITO BRASILEIRO”

Deixe um comentário