Exército conclui Operação Guararapes 2025 em Lagoa Grande, maior exercício militar do ano no Semiárido

Chegou ao fim neste fim de semana, em Lagoa Grande (PE), a Operação Guararapes 2025, o maior exercício militar do Exército Brasileiro realizado este ano no Semiárido.

Conduzida pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), a ação teve como objetivo testar a capacidade operacional das tropas em condições climáticas adversas e cenários de conflito contemporâneo.

Entre os dias 1º e 9 de novembro, participaram mais de 2.700 militares de 78 Organizações Militares, distribuídas entre os estados da Bahia e do Piauí. O treinamento buscou garantir o adestramento e a prontidão das forças terrestres, assegurando a resposta rápida e eficiente em situações que exijam a defesa da nação.

Além das atividades táticas e logísticas, a operação incluiu uma Ação Cívico-Social (ACISO), que ofereceu serviços gratuitos e atendimentos à população local.

Um dos destaques desta edição foi o Estágio de Correspondente de Guerra, que contou com a participação de estudantes de Jornalismo da Uninassau e da UFPE, da jornalista de guerra Joily Santos e de profissionais de comunicação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Pernambuco.

A iniciativa simulou, de forma inédita, a cobertura jornalística em ambiente de campanha, unindo aprendizado técnico e experiência prática.

Deixe um comentário