Os atendimentos de urgência e emergência para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser suspensos a partir da próxima quinta-feira no hospital SOTE, localizado no Alto da Maravilha em Juazeiro da Bahia. O subfinanciamento da saúde bem como a verba do município destinada ao hospital não são suficientes para manter serviços de qualidade aos usuários do SUS.
“Os custos da saúde são altos, só para se ter uma ideia 30% do nosso orçamento é usado no pagamento de honorários médicos,” é o que afirma José Claudio Oliveira, do setor de comunicação do hospital SOTE.
Um novo contrato com o Governo do Estado prevê que as cirurgias continuaram a ser realizadas para os usuários do SUS, essas cirurgias ainda serão marcadas pela regulação de saúde do município e atenderão ao limite máximo de cento e vinte procedimentos mensais.
A diretora administrativa do SOTE, Lélia Alencar ressalta que o novo contrato com o Governo resguarda uma tabela diferenciada que dará para cobrir os custos. “Essa mesma tabela é aplicada nas clínicas de Salvador desde 2012”, pontua a diretora.
Postado por Jean Brito