Estudantes voltam às aulas presenciais na rede municipal de Petrolina

Mais de 8 mil estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e 3° e 4° fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornaram às aulas na rede municipal de ensino de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, nesta segunda-feira (7). A volta das atividades 100% presenciais, segundo a Secretaria de Educação, será feita seguindo os protocolos de biossegurança contra a Covid-19.

Com o retorno, também serão mantidos o uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura, higienização constante dos ambientes e mãos, monitoramento, identificação e afastamento imediato em casos suspeitos ou confirmados da doença.

A recomendação da Secretaria de Educação é que os pais e responsáveis dos estudantes, que tenham a partir de 5 anos, apresentem a carteira de vacinação do aluno nas unidades de ensino, inclusive com o comprovante da vacina contra a Covid-19. No entanto, quem não tiver o documento, não será impedido de frequentar a escola.

“Nós exigimos essa vacina, mas não condicionamos para o acesso. A educação é um direito fundamental. Mas, vamos criar cenários para vacinar dentro das escolas de novo”, afirma o secretário municipal de educação, Plínio Amorim, completando.

“Se a gente receber autorização, a ideia é colocar profissionais de saúde dentro das unidades e estamos em processo de licitação para adquirir testes para a realização de testagem em massa, em toda a rede municipal, incluindo servidores e alunos, para que se tenha o máximo de controle possível”.

Mesmo com todos os cuidados para se prevenir contra a Covid-19, a sensação de voltar às aulas presenciais é motivo de felicidade. “Sinceramente, agora que voltei para a escola, eu sinto que vou poder estudar e entender as coisas melhor, porque estava difícil entender as coisas em casa”, destaca a estudante Evelyn Pereira, de 14 anos.

Em virtude da pandemia da Covid-19 e dos casos de síndromes respiratórias, a Prefeitura de Petrolina, deu inicio ao retorno presencial do ano letivo de 2022, de forma gradual. Nesta segunda-feira (7), apenas 31 Unidades Educacionais retomaram as aulas. Já a partir do dia 14 de fevereiro, estarão de volta às salas de aula os estudantes do 1º ao 5º ano e todos os alunos da educação Infantil.

G1 Petrolina

Deixe um comentário