Estudantes do Petrolina participam de Avaliação Nacional da Educação Básica

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, iniciou nesta segunda-feira (6), a aplicação das atividades do Sistema de Avaliação de Educação básica (SAEB). O município tem até o dia até o dia 17 de novembro para concluir a aplicação das provas.  Nessa edição 2023, cerca de 9.500 alunos das escolas municipais, matriculados nos 5º anos e 9º anos do Ensino Fundamental participam da avaliação.

O SAEB é realizado e aplicado no Brasil desde 1990 e subsidia o Inep na preparação de um diagnóstico da educação básica do País e nos fatores que possam interferir no desempenho dos alunos, permitindo que as escolas avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.

A avaliação será feita por amostragem de Ciências da Natureza ou Ciências Humanas, através dos questionários sociais que serão respondidos por cada estudante e que servirão de base para o desenvolvimento das políticas públicas nacionais, estaduais e municipais.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa, a Avaliação combinada com as taxas de rendimento apresentação o Índice de Desenvolvimento da Educação da rede municipal de ensino.

“O IDEB é uma importante referência para avaliarmos o nosso sistema de ensino. A partir das evidências vamos desenhar, monitorar e aperfeiçoar as políticas públicas com foco no aumento da qualidade da educação que gera bons resultados fruto da garantia do direito de aprender. Ao longo do ano, vivenciamos um programa de ensino consistente, pautado na recomposição das aprendizagens fragilizadas em razão da pandemia, sobretudo, nos anos escolares de final de ciclo com vistas a assegurar a trajetória de sucesso escolar de cada estudante da nossa rede, o resultado que sairá em 2024 vai expressar nossa caminhada firme em busca da excelência acadêmica pensando no estudante e seu projeto de vida. Com os investimentos assegurados pelo no nosso prefeito Simão Durando, as escolas da rede municipal compreendem a avaliação como ferramenta pedagógica indutora do processo de melhoria contínua”, enfatiza Rosane da Costa.

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