
(Foto: Rafael Furtado)
Mais três cidades de Pernambuco passaram a integrar, nesta terça-feira (8), a lista do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) com reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem. Ibupi, Poção e Santa Terezinha foram incluídas por meio da Portaria nº 1.099, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento, as prefeituras estão autorizadas a solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como distribuição de cestas básicas, água mineral, refeições para equipes envolvidas nas ações emergenciais, além de kits de limpeza, higiene e dormitório.
Atualmente, Pernambuco tem 90 reconhecimentos vigentes, sendo 86 por estiagem e quatro por chuvas intensas. O número de municípios afetados vem crescendo. Em dezembro do ano passado, 94 municípios haviam decretado situação de emergência. Em março deste ano, o total saltou para 118, conforme decreto estadual.
A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) para o trimestre de abril a junho de 2025 aponta chuvas abaixo da média e temperaturas acima da média histórica em todas as regiões do estado, o que pode agravar ainda mais a crise hídrica.
Os municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou de calamidade pública podem solicitar recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A liberação dos recursos depende da análise dos planos de trabalho apresentados pelas prefeituras. Após aprovação, o valor autorizado é divulgado em nova portaria no DOU.