Uma missão internacional composta por representantes de 44 países africanos visitou, nesta quarta-feira (21), a região do Semiárido brasileiro, em Petrolina (PE), como parte do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural.
A comitiva incluiu ministros da agricultura, embaixadores e cientistas, além da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, da primeira-dama Janja Lula da Silva, cinco ministros brasileiros e dirigentes de instituições parceiras.
A programação começou na sede da Embrapa Semiárido, onde os visitantes conheceram tecnologias voltadas à segurança hídrica na região. A comitiva também visitou uma unidade de produção de frutas e uma área de piscicultura da Codevasf, conhecendo experiências de desenvolvimento sustentável aplicadas no território.
A visita integra as atividades do evento internacional que ocorre entre os dias 19 e 23 de maio, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O encontro reforça o compromisso da política externa brasileira com a ampliação das parcerias com países africanos, com base na solidariedade, respeito mútuo e intercâmbio de conhecimento.
Na segunda-feira (19), a presidente da Embrapa participou da abertura oficial do Diálogo ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. No dia seguinte, acompanhou as delegações à Feira AgroBrasília, onde visitaram o estande da Embrapa.
Durante a visita a Petrolina, Silvia Massruhá destacou o impacto social e tecnológico das ações desenvolvidas no Semiárido: “Aqui mostra que a gente foi muito além do que desenvolver tecnologias para o Semiárido, a gente tem inclusão produtiva, a valorização dos saberes locais, das comunidades tradicionais, e isso que trouxe o desenvolvimento aqui para o Semiárido brasileiro. Então é essa ideia que a gente quer transmitir também aos ministros africanos aqui presentes”, afirmou.