Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

As inscrições estarão abertas entre os dias 26 de maio e 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante, disponível no site do Inep.

Uma das principais novidades deste ano é o retorno da possibilidade de certificação do ensino médio por meio do Enem para maiores de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica. Para obter o certificado, o participante deverá alcançar no mínimo 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota igual ou superior a 500 na redação.

Aplicação das provas
O exame será realizado em dois domingos consecutivos: 9 e 16 de novembro de 2025, em todo o território nacional, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Nessas localidades, em virtude da realização da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), o Enem ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro.

As provas são compostas por quatro avaliações objetivas, com 45 questões cada, além da redação em língua portuguesa.

Primeiro dia (9/11): redação, linguagens (português e língua estrangeira), ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) – duração: 5h30;
Segundo dia (16/11): matemática e ciências da natureza (química, física e biologia) – duração: 5h.

Os portões dos locais de prova abrirão às 12h e fecharão às 13h (horário de Brasília), com início das provas às 13h30. O término será às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.

Nome social e acessibilidade
Durante a inscrição, os participantes que desejarem podem solicitar o uso do nome social, desde que os dados estejam atualizados na Receita Federal. Não é necessário enviar documentos adicionais. Travestis, transexuais e pessoas transgênero serão automaticamente contempladas com esse direito, conforme os dados informados.

Também será possível solicitar atendimento especializado para participantes com condições específicas, como deficiência física, visual ou auditiva, gestantes, lactantes, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros. A lista completa dos recursos disponíveis consta no edital.

Taxa e formas de pagamento
O valor da inscrição é de R$ 85, com prazo para pagamento até 11 de junho. O boleto será gerado na Página do Participante e poderá ser quitado via Pix (por QR Code), cartão de crédito ou débito em conta (dependendo do banco). Não haverá prorrogação do prazo.

Estarão isentos da taxa os candidatos que declararem usar o Enem 2025 para fins de certificação de ensino médio, estiverem inscritos no CadÚnico e forem concluintes do ensino médio em 2025.

Reaplicação
Candidatos que não puderem comparecer às provas por motivos logísticos ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação, que será realizada nos dias 16 e 17 de dezembro.

Mais detalhes e orientações estão disponíveis no edital oficial, publicado pelo Inep.

Deixe um comentário